terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Aracajú: o que tem sido feito é positivo

O planejamento operacional, as campanhas educativas, os investimentos em novas tecnologias e o acompanhamento nas ruas foram decisivos para que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) conseguisse melhorar a mobilidade urbana da capital em 2009. Todo trabalho realizado nos 33 bairros da cidade pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi cumprido com um orçamento de R$ 3 milhões, aproximadamente, e contribuiu para a qualidade de vida dos cidadãos, permitindo o deslocamento de pessoas ou mercadorias com mais segurança,agilidade, conforto e economia de tempo e de recursos.

Para o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, tudo que foi investido pela PMA trouxe retorno positivo para a coletividade. Todas as intervenções realizadas através da SMTT ao longo do ano foram revertidas em bons resultados e isso não foi à toa. Cada ação é planejada e executada visando o bem comum, mas avaliando quais efeitos colaterais podem
causar. Algumas ações até são revistas, caso gerem algum resultado indesejado, mas o fato é que após alguns dias, semanas ou meses, pode-se aferir que o tráfego de pessoas e veículos melhorou naquele determinado ponto, considera.

No transporte público houve a renovação da frota com a entrega de 70 novos ônibus para boa parte das 78 linhas urbanas disponíveis. Outros 35 serão postos à disposição nas próximas semanas, com foco nas linhas mais acessadas, como a Augusto Franco/Bugio, que cruza os principais corredores e é responsável por 18% da movimentação de passageiros. Os investimentos ultrapassam os R$ 10 milhões. Essa ação foi cobrada pelo prefeito Edvaldo Nogueira aos empresários, já que a população reclamava uma modernização dos veículos de uso coletivo. E isso fez com que a média de idade dos ônibus do sistema integrado caísse de 9 para 7,3 anos, algo significativo no Brasil num tempo tão curto, explicou Samarone.

Foram instalados ainda nos 512 ônibus que servem à região metropolitana aparelhos de geoposicionamento por satélite (GPS), que agora permitem o rastreamento e o monitoramento, em tempo real, de toda a movimentação dos veículos que circulam na chamada Grande Aracaju. Essas peças transmitem à SMTT e às empresas permissionárias do serviço de transporte coletivo todas as informações relacionadas ao trajeto dos veículos, evitando ou ajudando na identificação de atrasos nas linhas de ônibus, defeitos apresentados pelos veículos durante o trajeto, mudanças no itinerário e fraudes no
sistema de bilhetagem eletrônica, explica o superintendente.

Com o objetivo de promover a fluidez no trânsito e proporcionar conforto aos usuários do transporte público, a PMA, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), desenvolveu a Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), inaugurada no dia 30 de novembro pelo prefeito Edvaldo Nogueira.
A expectativa é que a melhoria nos serviços prestados pelo município chegue a 30%. Qualquer coisa que venha acontecer aqui será registrado e enviaremos agentes para resolver. A possibilidade de controlar os tempos dos semáforos permitirá maior fluidez nas vias. Se em uma direção houver congestionamento e a mão contrária estiver livre, faremos com que o sinal da via congestionada permaneça aberto por mais tempo para que haja uma maior movimentação de veículos. Esse mecanismo está com um projeto piloto na rua Capela e em 2010 desejamos implantar em outros corredores de grande fluxo, explicou Samarone.

Outra medida importante adotada pela Prefeitura de Aracaju foi a criação do Portal da Mobilidade (http://www.smttaju.com.br/) onde será possível acompanhar online as linhas e horários de ônibus, efetuar consultas de multas e demais informações sobre o trânsito e o transporte da capital. Será preciso informar o Renavam do carro e, pronto, a pessoa poderá conferir se o carro tem multa, se não tem. Com esse nosso serviço de inteligência, chega ao fim essa idéia de que temos uma caixa preta, que a SMTT é um a fábrica de multas. A página será o portal da transparência da superintendência, ressaltou Antônio Samarone.

Também merece destaque entre as ações 2009 o desafogamento dos principais corredores de transporte da cidade com a proibição de estacionamento ao longo das avenidas Barão de Maruim, Ivo do Prado, Hermes Fontes e Francisco Porto. Com a retirada dos carros, os ônibus passaram a ter mais espaços para cumprirem os horários fixados pelo gestor do sistema de transporte, beneficiando o usuário que chega ao destino dentro do previsto. Boa parte das cerca de 280 mil pessoas que utilizam ônibus diariamente em Aracaju já percebe a diminuição do tempo que os veículos levam para fazer seu percurso habitual.

Dados da SMTT revelam que a velocidade média dos 510 veículos coletivos que circulam na capital aumentou de 19,2 para 20,3 km/h, o que significa que o trânsito ganhou mais agilidade. Nos locais onde a proibição está em curso, o trânsito de veículos obteve boa melhora e a fluidez é visível. A população tem recebido essas ações da SMTT com um índice de aprovação bastante expressivo. Sabe a comunidade que, se medidas pontuais não forem tomadas, a situação vai se complicar para todos nós, pedestre e motorista. Algumas vozes se levantam e reprovam, mais são casos isolados. Esses estão apenas olhando a sua parte, o individual. A Prefeitura vê o coletivo, o plural, a satisfação da maioria e é nessa linha que nos estamos avançando com a maioria que quer a cidade com qualidade de vida, observou o superintendente.

Terminais

Estão sendo investidos R$ 140 mil até o final deste mês em reformas e adaptações de quatro dos seis terminais de integração de ônibus coletivo. Além das ações normais de recuperação do piso, dos telhados, pinturas e comunicação visual (placas), vêm sendo implantados equipamentos que promovem acessibilidade para pessoas com deficiência. O serviço inclui barras e portas adaptadas nos banheiros, transferência de objetos que sirvam como obstáculos, a exemplo de telefones públicos e declives, e tabelas com as linhas de ônibus e respectivos locais de embarque em linguagem braille (para cegos), piso tátil e rampas. Além dos terminais do Centro e dos mercados, passarão por melhorias os terminais de integração do Distrito Industrial (DIA) e Maracaju, na zona Norte, e o terminal aberto da avenida Rio Branco.

Vale destacar ainda a expansão do Programa Cicloviário de Aracaju. São 56,4 km de ciclovias e o efeito da constante ampliação da malha cicloviária do município é o significativo aumento do número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Com menos carros nas ruas, o trânsito na cidade melhora e a população tem mais qualidade de vida. O ar fica mais puro, o estresse do dia a dia diminui e as pessoas acabam adotando hábitos mais saudáveis.

Em 2010, a extensão da rede cicloviária da capital sergipana deve aumentar com a construção de mais 5,5 km de ciclovias, ligando a Atalaia à Beira Mar. Desde 2001, a Prefeitura de Aracaju investiu mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas. Nossa malha já é a maior do Nordeste e uma das maiores do país, proporcionalmente. Para termos uma idéia, São Paulo tem apenas 4 km, destaca o coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda.

A política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte foi adotada pela Prefeitura há quase oito anos e tem se refletido na crescente popularização do ciclismo na cidade. Além da construção de ciclovias, o município vem priorizando outras ações estratégicas, como a criação de bicicletários. Só este ano, dois foram instalados nas praças Fausto Cardoso e General Valadão, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE