O projeto Ônibus Brasileiro a Célula Combustível a Hidrogênio é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma solução mais limpa para o transporte público urbano no Brasil.
O primeiro ônibus a hidrogênio brasileiro foi lançado dia 1º de julho em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O programa é Coordenado nacionalmente pelo Ministério de Minas e Energia em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.
O financiamento do programa é feito com recursos do Global Environmental Facility e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Para o ministro de MME, Edison Lobão, o projeto é mais um passo do governo para consolidar a vocação brasileira no uso de fontes renováveis. O secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do ministério, José Lima, destaca que o projeto é pioneiro na América Latina e afirma que o desafio agora é planejar a estruturação da economia do hidrogênio no Brasil.
O projeto envolve a aquisição, operação e manutenção de até cinco ônibus com célula a combustível hidrogênio, mais a estação de produção de hidrogênio por eletrólise e abastecimento dos ônibus.
O primeiro veículo vem sendo testado desde abril e trafegará no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara), localizado na Grande São Paulo e gerenciado pela EMTU/SP.
Sistema híbrido
O ônibus brasileiro é pioneiro ao utilizar um sistema híbrido, que combina a célula a combustível a hidrogênio e baterias. A economia de combustível é acentuada com a recuperação de energia em frenagens.
Cada uma das duas células a combustível utilizadas em paralelo gera 68 kW.
O Brasil foi contemplado pelo financiamento do PNUD/GEF por representar uma economia emergente, na qual os ônibus possuem papel importante no transporte urbano. O projeto inovador permite reduzir o impacto ao meio ambiente em grandes centros urbanos, a exemplo de São Paulo.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
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