segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ciclovias de Rio Branco servem de modelo durante Encontro Nacional de Dirigentes de Transporte

Agência de Notícias do Acre
Sandra Assunção
10-Jul-2009

Temas como regulamentação da atividade de mototaxista e redução do custo de transporte público coletivo são abordados durante evento


Rio Branco sedia desde esta quinta-feira, 09, o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, que reúne representantes de todo o Brasil. Um dos temas abordados durante o Encontro foi a aprovação na Câmara Federal, na última quarta-feira, da lei que regulamenta o moto táxi em todo o Brasil. Para o Acre, segundo Ricardo Torres, superintendente da RB Trans, não deverá haver mudanças, já que cada município regula suas concessões.

Para o representante da prefeitura de Rio Branco, o grande ganho do Encontro realizado no Acre é o de troca de experiências e principalmente a vinda de pessoas com poder de deliberação dentro do Ministério das Cidades e do Conselho Nacional de Mobilidade. “Nós mostramos que temos mais de 60 quilômetros de ciclovias e muito cuidado com todos os aspectos do trânsito. Isso é importante na hora de liberação de recursos”, avalia.

Ricardo explica ainda que representantes da secretaria de Mobilidade de Fortaleza mostraram interesse no modelo de ciclovias feitos em Rio Branco, que interliga bairros ao centro. “Já em Fortaleza há redutores de velocidade no final das ciclovias, uma espécie de interseção, que diminui o risco na hora de sair das ciclovias que nos interessa. Essa troca de experiências é fundamental para a melhoria do sistema de transporte e trânsito”, conclui Torres.
Outro assunto discutido no evento é o Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal para redução de custo do transporte público coletivo. O projeto prevê que União, Estados e Municípios reduzam impostos como ICMS e ISS, o que barateará o custo das empresas e o preço final das tarifas. O relator da comissão que analisa a proposta, deputado federal Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, participa em Rio Branco do Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito. O projeto deverá ser votado até setembro.

No caso atualizando os leitores o projeto ja foi votado e aprovado Marcelo Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE