segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Deu no JC de Recife: Descaso com os ciclistas.


do JC

A Prefeitura do Recife só começa a recuperar a malha cicloviária a partir do mês de setembro. Até lá, os ciclistas terão que continuar se arriscando para andar de bicicleta. A partir de setembro, no entanto, a gestão municipal promete executar um plano de manutenção integrado entre a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Diretor de projetos da CTTU, Manoel Damasceno reconhece que, com exceção da Ciclovia Orla, as outras ciclofaixas e faixas preferenciais estão precisando ser recuperadas. Mas argumenta que os equipamentos não passaram por manutenção nos últimos meses por causa da chuva.

“Nós só podemos reforçar a sinalização com a recuperação do pavimento e isso só pode ser feito no período de sol. Recuperar pavimento com chuva é perda de tempo. É o mesmo que jogar dinheiro fora. Mas o prefeito João da Costa já pediu que fosse dada prioridade à manutenção da malha cicloviária a partir de setembro, quando começa o verão”, explicou Manoel Damasceno.

Embora seja o oposto do que afirma a população nas ruas, o diretor garante que a Ciclovia Tiradentes foi pintada quatro vezes desde que foi implantada, em 2005. O problema, segundo ele, é que ela é mais vulnerável ao desgaste por ser uma ciclorrota - o mesmo que faixa compartilhada com os carros. “A circulação de veículos sobre a pintura acelera o desgaste. Além disso, na área existem muitas ruas sem asfalto, o que leva areia para o equipamento e também prejudica a manutenção”, argumentou.

No Canal do Cavouco a questão é a interferência no pavimento. “Em alguns trechos a pista foi quebrada para permitir intervenções de saneamento, por exemplo. Refizeram o pavimento, mas não foi possível refazer a pintura”, justificou Damasceno. Em vários pontos do Cavouco se comprova o que diz o diretor. Se vê o pavimento novo exatamente onde antes existia a ciclofaixa.

A falta de manutenção, além de colocar em risco a segurança dos ciclistas, tem levado motoristas a serem multados. Segundo Damasceno, o número de autuações no trecho da Tiradentes, uma ciclofaixa, é alto. Muitas vezes, os condutores não percebem que estão num espaço exclusivo de bicicletas. A CTTU, entretanto, não conseguiu informar a quantidade de multas do tipo aplicadas até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE