quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cem dias bicicleta pela qualidade de vida: de Lisboa a Helsink

Dois portugueses vão percorrer 23 países europeus de bicicleta. Tudo para promover a cultura portuguesa e a qualidade de vida. Depois de chegaram à Finlândia, regressam a Lisboa.

De acordo com a Lusa, no ano passado, o engenheiro Paulo Guerra dos Santos ficou conhecido por testar o potencial ciclável de Lisboa durante meses e, já este ano, apresentou uma tese de mestrado para desmistificar ideias e «desculpas» usadas pelos munícipes para não recorrerem à bicicleta: «As sete colinas, o vento, o frio, o calor ou o tráfego automóvel».

Para «dar mais força» aos seus argumentos e apelar à reflexão através da comunicação social, Paulo, de 36 anos, e um amigo quatro anos mais velho vão pedalar cerca de nove mil quilómetros até Helsínquia, na Finlândia, e regressar à capital portuguesa.

Entre 1 de Maio e 22 de Setembro (Dia Europeu da Mobilidade) do próximo ano, ambos contam pedalar 80 a 100 quilómetros por dia, descansar um ou dois dias por semana, e passar por perto de 100 cidades, vilas e aldeias.

«Como utilizadores, temos uma saúde um bocadinho melhor, mas sem preparação de atleta porque fazemos 15 a 20 quilómetros por dia. Queremos fazer ver que não é preciso ter um corpo de atleta para andar na cidade e ter uma pequena aventura destas», explicou à Lusa o engenheiro, referindo que a preparação limitar-se-á a percorrer distâncias maiores um mês antes.

Os dois amigos esperam assim promover um hábito que lhes aumentou substancialmente a qualidade de vida a nível de saúde física e mental e de «relação com a cidade», mas os objectivos passam também por «pressionar a câmara a criar corredores nos principais eixos» viários, fomentar a ligação de Portugal à rede europeia de ciclovias e «partilhar a cultura» nacional.

«Trata-se de ligar os povos europeus e conhecermos modos de vida dessas gentes, divulgando o que temos de melhor e promovendo a união dos portugueses à Europa. Acho que é isso que falta», defende Paulo.

Ainda antes de se fazerem à estrada, os ciclistas vão consultar vários sites, como os de couchsurfing - que consiste em pedir estadia num sofá emprestado num país estrangeiro - e contactar vários conhecidos que moram noutros países evitando os hotéis, ficando mais próximos das populações, inclusive das comunidades portuguesas.

Os dois amigos esperam ainda poder levar alguma mensagem do primeiro-ministro ao seu congénere finlandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE