sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MS: Audiência Pública sobre ciclovias resulta em ações positivas

Do portal MS notícias
Izaias Medeiros

Representantes de vários segmentos e a população campo-grandense estiveram presente, na noite desta quarta-feira (18), na Audiência Pública, que debateu sobre a importância de ciclovias interligando os bairros ao centro de Campo Grande, com o tema: “Ciclovias e Ciclofaixas – A solução para o transporte de Campo Grande”.

O evento que foi promovido pelo vereador Clemêncio Ribeiro (PMDB) e pela Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal, foi realizada no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal de Campo Grande.

Ao abrir a Audiência Pública, o vereador Clemêncio Ribeiro agradeceu a presença de todos e enfatizou sua preocupação com a falta de segurança das pessoas que necessitam da bicicleta como meio de Transporte alternativo.

Na oportunidade, fizeram parte da mesa: o prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho; o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi; o Diretor-Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito Rudel Espindola Trindade Júnior; a Diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Marta Lúcia da Silva Martinez; o Médico Regular e Intervencionista do Samu, Dr° Luiz Antônio Moreira da Costa, o Consultor do Ministério da Saúde, Dr° José Eduardo Cury, além dos vereadores Mario César, Flávio César, Lídio Lopes e Cristóvão Silveira.

O prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho, fez uma breve apresentação do mapa geográfico do perímetro urbano da Capital, na qual citou os pontos que já estão sendo contemplados com a implantação de circuitos de ciclovias e ciclofaixas.

De acordo com Nelsinho Trad, o Projeto que já iniciou, visa contemplar essas obras, além da construção de um bicicletário nos terminais de ônibus, onde cada indivíduo poderá guardar sua bicicleta com segurança. No Total serão mais de R$ 6 milhões de investimento, totalizando cerca 59,88 km de ciclovias implantadas.

Para o Consultor do Ministério da Saúde, Dr° José Eduardo Cury “a maior incidência de violência no Trânsito é decorrente da falha humana e ser ciclista significa ter amor ao próximo, já que temos um banco de dados que nos preocupa. Só durante minha gestão foram mais de 1 milhão de ocorrências, portanto, temos que fazer nossa parte de cidadão e a segurança pública a dela, declarou Cury.

O Diretor-Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito Rudel Espindola Trindade Júnior também pontuou a questão da falta de conscientização da população. “As vias não podem ser somente prioridades de carros e motocicletas, temos que respeitar e dar passagem aos pedestres e ciclistas, no entanto, estamos com um projeto em mãos, no qual a cidade de Campo Grande vai ser contemplada com a implantação de ciclovias e ciclofaixas, além da construção dos bicicletários, é um recurso orçado em R$150 milhões para que seja feito o investimento”.

Segundo o médico regular e intervencionista do Samu; Dr° Luiz Antonio Moreira da Costa, o número de acidentes de transito em Campo Grande é alto, só no mês de outubro foram solicitados ao Samu, 2.100 atendimentos à vitimas de acidente de trânsito.

O presidente desta Casa de Leis, vereador Paulo Siufi, também fez uso da palavra na qual ressaltou a importância da construção de ciclovias na Capital. “Eu diria que a implantação das ciclovias é um meio alternativo para diminuir a violência de trânsito que é considerado caótico na Capital, pelo fluxo de veículos que é considerado altíssimo. Temos que respeitar aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte tenha o mesmo direito de ir e vir como aqueles que trafegam de carro ou motocicletas”, alertou Siufi.

Já a Diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano Marta Martinez, disse que “o executivo tem um projeto, no qual prioriza o transporte coletivo e a instalação de ciclovias. Dessa forma, a cidade terá a mais cerca de 20 km de cilcovias implantadas e com esse projeto pretendemos atingir 200 km de ciclovias implantadas”, explicou Martinez.

O vereador Cristóvão Silveira, também acrescentou que “o Município de Campo Grande é uma cidade que tem um trânsito violento e se nós temos dificuldade de trafegar com um veículo de quatro rodas, imagina aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte, portanto, temos que perceber as dificuldade de cada um”, analisa Silveira.

19/11/2009 - 11:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE