quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Do site do Governo de Pernambuco: Especialistas discutem transporte público para a Copa de 2014



De olho na continuidade dos preparativos para garantir à Região Metropolitana do Recife as condições necessárias para sediar parte os jogos Copa do Mundo de 2014, o Grande Recife Consórcio de Transporte promove na quinta e sexta-feiras (12 e 13/11), um encontro com a participação de alguns dos maiores especialistas em transporte e realização de grandes eventos. O seminário Transporte Público e Grandes Eventos. Como construir um time vencedor? O evento acontece na mesma semana em que o Estado conseguiu garantir, junto ao governo federal a liberação de R$ 317 milhões para a realização de um conjunto de obras propostas na área de transporte, trânsito e mobilidade. 

Ontem, em reunião realizada em Brasília, o governador Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João da Costa e o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, receberam a confirmação da liberação dos recursos necessários para iniciar os seguintes projetos: a construção da primeira etapa do Corredor Norte-Sul (com o sistema de Transporte Rápido por Ônibus – TRO); a implantação do TRO no corredor Leste-Oeste; a construção do de um corredor exclusivo para o transporte público na BR-101, no trecho entre o município de Paulista e Jaboatão, na Estrada da Batalha; a construção de um terminal integrado e da estação de Metrô de Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata, além da aquisição de 15 trens para o Metrô. Os recursos foram obtidos através de financiamento com recursos do FGTS. 

O projeto do Corredor Norte-Sul terá dois trechos. O primeiro trecho, cujos recursos já estão aprovados, será composto por duas vias: uma que liga o município de Igarassu, na zona Norte da RMR, ao Terminal Integrado Joana Bezerra, utilizando o corredor da Avenida Agamenon Magalhães; e outra rota com destino a área central do Recife, trafegando pela Avenida Cruz Cabugá. O segundo, que continua sendo negociado, fará a conexão do Terminal Integrado Joana Bezerra, ao Terminal Integrado de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, atendendo neste percurso os bairros de Boa Viagem, Setúbal, Piedade e Candeias, localizados na zona Sul da RMR. 

Esta primeira etapa do Norte-Sul terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo pela PE-15, Complexo Salgadinho até a bifurcação com a Avenida Cruz Cabugá, centro do Recife e Avenida Agamenon Magalhães, encerrando-se no Terminal de Joana Bezerra. A obra irá beneficiar diretamente os municípios de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Jaboatão, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Itamaracá, além de possibilitar a ligação dos os demais municípios da RMR interligados ao SEI. No próximo mês de dezembro, o urbanista Jaime Lerner, responsável pelo projeto básico, concluirá o material. Em janeiro, o Grande Recife inicia a licitação da obra.

A implantação do TRO no Corredor Leste-Oeste trará maior mobilidade, segurança e conforto para os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. Dentro do projeto, está incluída a ligação da Avenida Caxangá, através da UR-7, com a Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. Nesta região, o TRO fará o atendimento tanto ao Terminal Integrado e a estação do Metrô de Camaragibe, quanto ao futuro terminal e estação de Metrô de São Lourenço.

EVENTO – O foco do Seminário Transporte Público e Grandes Eventos. Como construir um time vencedor, será a discussão de propostas, experiências e projetos para preparar o setor de transportes públicos para atender a demanda gerada por grandes eventos, com ênfase na Copa do Mundo de 2014. 

O seminário contará com a presença de especialistas de vários estados brasileiros e do exterior. Entre os destaques está a palestra do Professor Philippe Bovy, consultor do Comitê Olímpico Internacional e da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Experiências de países que já receberam eventos similares serão apresentadas e debatidas. Entre os destaques está o especialista John Inglish, gerente geral da Utah Transit Authority (UTA), responsável pela gestão do trânsito e transporte da cidade de Salt Lake City, capital do estado de Utah, sede dos jogos Olímpicos de Inverno de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE