Obras do Corredor Norte-Sul serão licitadas no início de 2010
POSTADO ÀS 18:03 EM 24 DE Setembro DE 2009
Post atualizado às 21h17
As obras do Corredor Norte-Sul, linha expressa exclusiva para ônibus que vai de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, serão licitadas até março.O projeto básico, trabalhado há seis meses, será concluído pelo escritório de arquitetura de Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, cidade modelo em transporte, até o final de outubro. Custou R$ 1,8 milhão, pago pelo Urbana-PE (antigo Setrans).
Paralelamente, o projeto executivo está sendo preparado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Até o final do ano este projeto será licitado. O prazo para execução da obra é de um ano e meio.
Os empresários de ônibus vão arcar com os custos dos 150 veículos sanfonados, valor estimado em R$ 100 milhões. O governo terá de custear os R$ 200 milhões da obra. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, garantiu a verba para execução dos serviços. Ele conta com o dinheiro do governo federal destinado aos projetos de mobilidade da Copa do Mundo de 2014.
O governador garantiu que as obras não trarão aumento no preço das passagens.
"A condição básica (para a concretização do projeto) é o Estado e a Prefeitura assumirem o investimento do itinerário e a iniciativa privada entrar com o investimento na frota. Isso é uma repartição de tarefas importante. Só dá certo com essa equação de corresponsabilidade. A Região Metropolitana do Recife pode ser a vanguarda de um novo momento dos sistemas de mobilidade do País. Recife corre na frente com o pool de empresas, o consórcio e a decisão política", pontuou Lerner.
O PROJETO
Pelo projeto apresentado, o Corredor Norte-Sul terá 46 quilômetros de extensão, por onde circularão 150 ônibus. Sairão de Igarassu e seguirão por Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes (Cajueiro Seco), atendendo 300 mil passageiros por dia. A promessa é de um ônibus por minuto em cada parada.
Na altura da Avenida Cruz Cabugá, haverá uma bifurcação. Um caminho levará ao Terminal Joana Bezerra, o outro ao Centro do Recife.
Haverá 80 estações de acesso controlado. Ou seja, o passageiro só embarca depois que comprar o bilhete, assim como no metrô. Das 12 estações do trecho central, seis serão elevadas e ficarão sobre o canal da Agamenon Magalhães, no trecho de quatro quilômetros compreendido entre a Avenida Norte e o Terminal Joana Bezerra.
No caminho do corredor, haverá cinco terminais: Igarassu, Pelópidas Silveira (Paulista), PE-15 (Olinda), Aeronáutica e Cajueiro Seco.
O percurso até Cajueiro Seco será feito em apenas uma hora e vinte minutos, sendo necessário um único ônibus.
Hoje, quem faz o trajeto Igarassu - Cajueiro Seco leva cerca de duas horas e tem duas opções: sai de ônibus de Igarassu, pega um novo na Macaxeira, outro no Barro, até chegar ao destino; ou sai de Igarassu, desce na PE-22, em Paulista, segue até o Terminal Joana Bezerra, pega um metrô e continua até Jaboatão.
Há seis linhas principais previstas:
D1 – linha PE15 / Aeronáutica via Agamenon - direta
P1 – linha PE15 / Aeronáutica via Agamenon - paradora
D2 – linha PE22 / Aeronáutica via Agamenon - direta
P2 – linha PE22 /Centro via Cabugá - paradora
D3 – linha Igarassu / Cajueiro Seco via centro - direta
P3 – linha Igarassu / Cajueiro Seco via centro - paradora
Os ônibus das linhas paradoras vão, como o próprio nome dá a entender, parar a cada 500 metros. Desenvolverão velocidade de 20 quilômetros por hora. Já nas linhas diretas, os ônibus se deslocarão a 32 quilômetros por hora.
TRECHO NORTE
- Itinerário pela Avenida Pan-Nordestina, Avenida Joaquim Nabuco / PE-15 e seus prolongamentos, em direção a Igarassú
- Aproveitamento da pista exclusiva existente
- Todas as estações são com ultrapassagem
- 43 estações
- 3 terminais
- Itinerário principal pela Avenida Agamenon Magalhães
- Itinerário secundário pela área central
- São 11 estações das quais 6 são integradoras ao longo da Avenida Agamenon Magalhães: Joana Bezerra, Paissandu, Derby, Rui Barbosa, João de Barros e Avenida Norte
- São 8 estações no itinerário pela área central
- Implantação de via exclusiva na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, com duplo sentido, junto ao canteiro central da avenida
- Necessidade de adequação do trânsito
- 25 estações
- 2 terminais
Tanto dinheiro e vai continuar a fedentina a céu aberto na Agamenom...
ResponderExcluirJaime Lerner, a Rua Tibagi em Curitiba foi pavimentada em cima do Rio Tibagi a quantas décadas atrás? Os cidadãos de Recife mereciam algo mais belo sem poluição visual e que demandasse menos custo para a sua conservação. Ou vocês acreditam que o elevado vai ser bem conservado e de fácil manutenção? Duvido, do jeito que o centro da cidade de Recife e região metropolitana são sujas, fedorentas (esgoto)e de péssimo gosto quando se faz algo novo, logo teremos mais um título para carregar: "canaleta da fedentina". Vejam as passarelas construidas próximo ao Tacaruna: caindo aos pedaços, enferrujados e sem uso, que gosto, hein?!