quinta-feira, 24 de setembro de 2009

APRESENTADO PROJETO DO CORREDOR NORTE-SUL

Obras do Corredor Norte-Sul serão licitadas no início de 2010

POSTADO ÀS 18:03 EM 24 DE Setembro DE 2009


Post atualizado às 21h17
As obras do Corredor Norte-Sul, linha expressa exclusiva para ônibus que vai de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, serão licitadas até  março.
O projeto básico, trabalhado há seis meses, será concluído pelo escritório de arquitetura de Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, cidade modelo em transporte, até o final de outubro. Custou R$ 1,8 milhão, pago pelo Urbana-PE (antigo Setrans).
Paralelamente, o projeto executivo está sendo preparado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Até o final do ano este projeto será licitado. O prazo para execução da obra é de um ano e meio.
Os empresários de ônibus vão arcar com os custos dos 150 veículos sanfonados, valor estimado em R$ 100 milhões. O governo terá de custear os R$ 200 milhões da obra. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, garantiu a verba para execução dos serviços. Ele conta com o dinheiro do governo federal destinado aos projetos de mobilidade da Copa do Mundo de 2014.
O governador garantiu que as obras não trarão aumento no preço das passagens.
"A condição básica (para a concretização do projeto) é o Estado e a Prefeitura assumirem o investimento do itinerário e a iniciativa privada entrar com o investimento na frota. Isso é uma repartição de tarefas importante. Só dá certo com essa equação de corresponsabilidade. A Região Metropolitana do Recife pode ser a vanguarda de um novo momento dos sistemas de mobilidade do País. Recife corre na frente com o pool de empresas, o consórcio e a decisão política", pontuou Lerner.
O PROJETO
Pelo projeto apresentado, o Corredor Norte-Sul terá 46 quilômetros de extensão, por onde circularão 150 ônibus. Sairão de Igarassu e seguirão por Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes (Cajueiro Seco), atendendo 300 mil passageiros por dia. A promessa é de um ônibus por minuto em cada parada.
Na altura da Avenida Cruz Cabugá, haverá uma bifurcação. Um caminho levará ao Terminal Joana Bezerra, o outro ao Centro do Recife.
Haverá 80 estações de acesso controlado. Ou seja, o passageiro só embarca depois que comprar o bilhete, assim como no metrô. Das 12 estações do trecho central, seis serão elevadas e ficarão sobre o canal da Agamenon Magalhães, no trecho de quatro quilômetros compreendido entre a Avenida Norte e o Terminal Joana Bezerra.
No caminho do corredor, haverá cinco terminais: Igarassu, Pelópidas Silveira (Paulista), PE-15 (Olinda), Aeronáutica e Cajueiro Seco.
O percurso até Cajueiro Seco será feito em apenas uma hora e vinte minutos, sendo necessário um único ônibus.
Hoje, quem faz o trajeto Igarassu - Cajueiro Seco leva cerca de duas horas e tem duas opções: sai de ônibus de Igarassu, pega um novo na Macaxeira, outro no Barro, até chegar ao destino; ou sai de Igarassu, desce na PE-22, em Paulista, segue até o Terminal Joana Bezerra, pega um metrô e continua até Jaboatão.
Há seis linhas principais previstas:
D1 – linha PE15 / Aeronáutica via Agamenon - direta
P1 – linha PE15 / Aeronáutica via Agamenon - paradora
D2 – linha PE22 / Aeronáutica via Agamenon - direta
P2 – linha PE22 /Centro via Cabugá - paradora
D3 – linha Igarassu / Cajueiro Seco via centro - direta
P3 – linha Igarassu / Cajueiro Seco via centro - paradora
Os ônibus das linhas paradoras vão, como o próprio nome dá a entender, parar a cada 500 metros. Desenvolverão velocidade de 20 quilômetros por hora. Já nas linhas diretas, os ônibus se deslocarão a 32 quilômetros por hora.
TRECHO NORTE
  • Itinerário pela Avenida Pan-Nordestina, Avenida Joaquim Nabuco / PE-15 e  seus prolongamentos, em direção a Igarassú
  • Aproveitamento da pista exclusiva existente
  • Todas as estações são com ultrapassagem
  • 43 estações
  • 3 terminais
TRECHO CENTRAL
  • Itinerário principal pela Avenida Agamenon Magalhães
  • Itinerário secundário pela área central
  • São 11 estações das quais 6 são integradoras ao longo da Avenida Agamenon Magalhães: Joana Bezerra, Paissandu, Derby, Rui Barbosa, João de Barros e Avenida Norte
  • São 8 estações no itinerário pela área central
TRECHO SUL
  • Implantação de via exclusiva na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, com duplo sentido, junto ao canteiro central da avenida
  • Necessidade de adequação do trânsito
  • 25 estações
  • 2 terminais
 ETRAÍDO DO BLOG DO JAMILDO

Um comentário:

  1. Tanto dinheiro e vai continuar a fedentina a céu aberto na Agamenom...
    Jaime Lerner, a Rua Tibagi em Curitiba foi pavimentada em cima do Rio Tibagi a quantas décadas atrás? Os cidadãos de Recife mereciam algo mais belo sem poluição visual e que demandasse menos custo para a sua conservação. Ou vocês acreditam que o elevado vai ser bem conservado e de fácil manutenção? Duvido, do jeito que o centro da cidade de Recife e região metropolitana são sujas, fedorentas (esgoto)e de péssimo gosto quando se faz algo novo, logo teremos mais um título para carregar: "canaleta da fedentina". Vejam as passarelas construidas próximo ao Tacaruna: caindo aos pedaços, enferrujados e sem uso, que gosto, hein?!

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