terça-feira, 29 de setembro de 2009

Biocombustível reduz em 30% a emissão de poluentes dos ônibus da Linha Verde de Curitiba-PR

Biocombustível reduz em 30% a emissão
de poluentes dos ônibus da Linha Verde

Os seis ônibus da Linha Verde, que há um mês estão rodando apenas com biocombustível, sem mistura de diesel, apresentaram resultados que surpreenderam até mesmo os coordenadores do projeto, pioneiro na América Latina. Medições técnicas mostraram um índice de opacidade (emissão de fumaça) 25% menor e redução de 19% de óxido de nitrogênio e de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO).

Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (28) durante visita técnica programada pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, que integra a programação do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o Congresso reunirá em Curitiba, até sexta-feira (2) em torno de 2,5 mil participantes. O prefeito Beto Richa e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, abrem o Congresso nesta terça-feira (28), às 18h30, na Universidade Positivo.

Os ônibus, três da Scânia e três da Volvo, foram abastecidos 100% com biocombustível à base de soja no dia 27 de agosto, e a previsão era de um consumo de combustível até 8% maior do que os ônibus abastecidos com diesel. "Mas o que se verificou é que o consumo aumentou apenas 5%, com índices melhores que os esperados neste início de programa.", disse Elcio Luiz karas, gestor da Área de Vistoria e Cadastro da Urbs, durante apresentação a técnicos e especialistas em transporte e trânsito, reunidos no auditório do Mercado de Orgânicos de Curitiba.

Coordenador do projeto, Karas comemorou os resultados. "O desempenho, potência, consumo e emissões de poluentes estão sendo acompanhados dia a dia", afirma. "E os primeiros resultados são animadores", disse ele, destacando que o projeto B100, como é definido pelos técnicos, só foi possível graças à determinação da administração municipal e à ampla parceria com empresas e institutos de tecnologia.

São parceiros da Urbs neste projeto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; as empresas Cidade Sorriso e Viação Redentor, operadoras do transporte na Linha Verde; as fabricantes de chassis Scânia Latin América e Volvo do Brasil; o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar); o Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel); e as empresas BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Brasil Sul S/A, sediada em Passo Fundo (RS), que produz o combustível; e a RDP, Distribuidora de Petróleo Ltda, sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, responsável pelo transporte.

Os ônibus do B 100 fazem a linha Pinheirinho-Carlos Gomes pela Linha Verde e rodam em média, por dia útil, em torno de 200 quilômetros. A fase experimental vai durar 18 meses e a intenção é ampliar o uso do biocombustível para toda a frota da Linha Verde e, se comprovada a viabilidade, para o restante da frota da cidade.

O marco brasileiro prevê a mistura obrigatória ao diesel de 4% de biocombustível, abaixo do que já foi testado em Curitiba, de 5% e 20% os chamados B5 e B20. A cidade optou pelo combustível à base de soja, explicou Karas aos participantes da visita técnica, porque não há risco de cristalização a baixas temperaturas. "Combustível que tenha alguma gordura animal pode cristalizar quando usado em locais de temperaturas mais baixas, o que é o caso de Curitiba. Assim, o uso exclusivo de soja é um dos requisitos essenciais do projeto.

O uso de biocombustível em ônibus da Linha Verde já estava previsto no projeto do novo eixo de transporte inaugurado em maio deste ano pelo prefeito Beto Richa. "Estes ônibus foram desenvolvidos especialmente para a Linha Verde em Curitiba, com motores que tanto podem rodar com diesel quanto com biocombustível". São veículos equipados com elevadores, painéis eletrônicos com nome da linha, sistema de monitoramento por satélite GPS, bancos com cores diferenciadas para idosos, deficientes ou gestantes e balaústres táteis entre outros itens de segurança e conforto para os passageiros.

A Linha Verde é o mais novo eixo de transporte da cidade. A primeira etapa tem quase 10 quilômetros de canaletas exclusivas dos ônibus do sistema Expresso. A avenida tem quatro faixas de tráfego em cada sentido e, no trecho em operação, cinco estações de transporte, 2.5 mil árvores, seis quilômetros de ciclovia exclusiva e quatro de ciclovia compartilhada, além de nova iluminação e paisagismo. A segunda etapa, prevista para ser iniciada no ano que vem terá mais nove quilômetros e permitirá a implantação de mais duas linhas do Expresso, a Pinheirinhio-Atuba e a Atuba-Centro.









O prefeito Beto Richa e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, abrem nesta terça-feira (28), às 18h30, o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, principal fórum de discussões e proposições de políticas públicas para transporte na América Latina. Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com apoio da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, anfitriã do encontro, o Congresso terá em torno de 2.000 participantes e reunirá especialistas em transporte e trânsito em todo o mundo.

A abertura também terá a presença do governador Roberto Requião, do deputado federal Eduardo Sciarra, da Frente Parlamentar do Transporte Público, do presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, e do presidente da Associação Nacional de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho.

O encontro acontecerá de terça-feira (29) a sexta-feira (02), no Campus da Universidade Positivo. Ao todo serão 76 sessões com temas que vão de redução da tarifa de transporte para inclusão social e perspectivas de investimento no setor, à revisão do Código de Trânsito Brasileiro; novas tecnologias; mobilidade urbana e meio ambiente; Copa do Mundo; transporte sobre trilhos; e políticas de segurança no trânsito.

A programação inclui visitas técnicas oferecidas por diversas empresas do setor e pela Urbs, e a 6ª INTRANS - Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, voltada a empresas fabricantes de chassis, carrocerias e equipamentos; de tecnologia e prestadoras de serviços; de consultoria, investimentos; fornecedoras de insumos; gestores de transporte e trânsito municipais, metropolitanos e estaduais, e universidades e sindicatos. A 6ª INTRANS será no espaço Expo Unimed, também no Campus da Universidade Positivo, e visitantes terão entrada livre para visitar standes, conhecer lançamentos e acompanhar a programação da mostra.

Sede do 17º Congresso de Transporte e Trânsito, Curitiba será tema de conferências, painéis e sessões especiais. Na quarta-feira (30), será apresentada no Congresso a iniciativa pioneira da cidade em ter uma frota de ônibus urbanos rodando apenas com biocombustível, sem mistura de diesel.

A experiência será tema do painel Mobilidade Urbana e Meio Ambiente que acontecerá a partir das 17h, na Sala B. O painel terá como expositores, Elcio Luiz Karas, gestor de Vistoria e Cadastro da Urbs; Laura Lucia Ceneviva, da Secretaria de Meio Municipal de Ambiente de São Paulo ; e Guilherme Wilson, gerente de Operações da Mobilidade da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro.

Mobilidade e Planejamento - Na quinta-feira (1), a conferência terá o tema Curitiba, exemplo de concepção integrada entre o planejamento urbano e o transporte público, apresentada pelo arquiteto Carlos Eduardo Ceneviva, tendo como debatedora a prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins.

Também na quinta-feira (1), na Sala Tectrans, será debatido, a partir das 17h horas, o tema Metrô de Curitiba, novos desafios da mobilidade urbana para a cidade. A exposição será feita pelo presidente do IPPUC, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, tendo como coordenador o Diretor de Transportes da Urbs, Fernando Eugênio Ghignone e como debatedores Marcos Kassab, diretor de Planejamento do Metrô de São Paulo e Paulo de Assis Benites, presidente do Grupo Trends Tecnologia.

Na sexta-feira (2), o presidente da Urbs, Marcos Isfer, será o debatedor da conferência que acontecerá no Auditório F sobre Programas e políticas de segurança no trânsito e que terá como expositor o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires.
Uma sessão especial - que acontecerá na Sala D, a partir das 14h - terá como tema Ações para redução de acidentes no trânsito. A sessão será coordenada pela Diretora de Trânsito da Urbs, Rosângela Battistella e terá como expositores Maria Alice Barbosa Fortunato, da Organização Mundial de Saúde; Otaliba Libânio de Moraes Neto, diretor do Departamento de Análise de Situação da Saúde, do Ministério da Saúde; e Eduardo de Alcântara Vasconcellos, assessor técnico da ANTP.

Serviço:
Conheça alguns temas de conferências, painéis, mesas redondas e sessões especiais do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
>> Projetos de transporte público para as cidades norte-americanas
>> Curitiba - exemplo de concepção integrada entre o planejamento urbano e o transporte público
>> Programas e políticas de segurança de trânsito
>> Redução da tarifa do transporte público e inclusão
>> A crise econômica e as perspectivas de investimento no setor
>> Revisão do Código de Trânsito Brasileiro
>> Investimento em transporte de passageiros sobre trilhos no eixo Rio e São Paulo
>> Mobilidade Urbana e Meio Ambiente
>> Como inserir a bicicleta na cidade
>> Metrô de Curitiba - novos desafios da mobilidade urbana para a cidade
>> Sessões especiais
>> Políticas de Transporte Urbano no Brasil, 1960-2008
>> Centrais de controle e monitoramento - a tecnologia a serviço da mobilidade urbana
>> Qualidade e Produtividade para enfrentar a crise
>> Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo de 2014
>> Planos e Projetos de Mobilidade Urbana
>> A Expansão da Rede Metroferroviária no Brasil
>> Mobilidade e Aquecimento Global
>> Marketing do Transporte Público
>> Observatório de Mobilidade Urbana na América Latina - dados e perspectivas
>> Referenciais Comparativos de Transporte Público e Trânsito
>> A Mobilidade Urbana e o Programa "Minha casa, minha vida"
>> Transporte Público - Situação e Perspectivas no Plano Mundial
>> Ações para a redução de acidentes no trânsito

Conheça a programação completa do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e da 6ªI INTRANS, Exposição Internacional de Trânsito no site www.antp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE