Já são 56,4 km de ciclovias em Aracaju e o efeito da constante ampliação da malha cicloviária é o significativo aumento do número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Com menos carros nas ruas, o trânsito na cidade melhora e a população tem mais qualidade de vida. O ar fica mais puro, o estresse do dia a dia diminui e as pessoas acabam adotando hábitos mais saudáveis.
Em 2010, a extensão da rede cicloviária da capital sergipana deve aumentar com a construção de mais 5,5 km de ciclovias, ligando a Atalaia à Beira Mar. Desde 2001, a Prefeitura de Aracaju investiu mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas. Nossa malha já é a maior do Nordeste e uma das maiores do país, proporcionalmente. Para termos uma ideia, São Paulo tem apenas 4 km, destaca o coordenador de ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda.
A política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte foi adotada pela prefeitura há quase oito anos e tem se refletido na crescente popularização do ciclismo em Aracaju. Além da construção de ciclovias, o município vem priorizando outras ações estratégicas, como a criação de bicicletários. No mês passado, dois foram instalados nas praças Fausto Cardoso e General Valadão, no Centro da cidade.
Os dois bicicletários têm juntos 40 vagas e seguem os padrões adotados mundialmente, sendo equipados com paraciclos duplos (barras de ferro onde as bicicletas ficam presas por correias), gradil de proteção e placas sinalizadoras. De acordo com Fabrício Lacerda, o benefício será estendido a praças, praias e outros locais estratégicos.
A prefeitura tem uma política muito efetiva de fomento do uso da bicicleta. Planejamos instalar paraciclos, que são eficientes e mais baratos que os bicicletários, nos calçadões do Centro, nas praias, praças e outros pontos da cidade, antecipa o coordenador de ciclomobilidade.
Acidentes
Com a construção de ciclovias e instalação de bicicletários, associadas à fiscalização do uso desses espaços e à realização de campanhas educativas, o município tem conseguido garantir conforto e segurança aos ciclistas. Prova disso é a redução do número de acidentes envolvendo bicicletas. Enquanto no primeiro semestre de 2008 foram 138 registros, nos seis primeiros meses deste ano a SMTT contabilizou 69 ocorrências, o que representa uma queda de 50%.
Para Fabrício Lacerda, a orientação é um elemento fundamental. Através de atividades e palestras em escolas e empresas, as equipes da SMTT informam os cidadãos sobre os principais cuidados que o ciclista deve ter no trânsito. De acordo com dados da coordenação de ciclomobilidade, mais de 90% dos trabalhadores que utilizam bicicletas como meio de transporte são funcionários ligados à construção civil.
Sempre tentamos entrar em contato com as construtoras para fazer palestras educativas junto a esses trabalhadores, que constituem grande parte dos usuários das ciclovias. Também fazemos essa atividade em escolas, já que crianças e adolescentes também utilizam bastante a bicicleta para ir à aula, explica o coordenador.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
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