terça-feira, 6 de outubro de 2009

Reflexões de um estranho(eu) durante uma circulada pela cidade de Curitiba-PR

Visita a cidade de Curitiba rendeu uma importante experiência de circular no sistema de transportes da cidade. andamos nos seguintes veículos:
1) Expresso Aeroporto: Peguei este na ida e na volta da viagem, funciona como Ônibus Opcional custa oito reais, apresenta relativo conforto e é equipado com maleiros internos e externos
2) Ligeirinho: Acessado via Estações Tubos possui poucas paradas, sistema de câmbio automático que diminui os trancos nas partidas, versátil no tráfego embora tenha demorado muito para sair do centro expandido no horário do rush, custa 2,20 para acesso ao sistema integrado.
3) Biarticulado: Cabe 300 passageiros de uma vez, muitas paradas em calha de ônibus exclusiva, muito rápido e sem atrasos custa 2,20 para acesso ao sistema integrado, achei ótimo, destaque para Linha Verde, vejam a matéria abaixo
4) Ônibus do Turista: Custa 20,00 dando o direito a cinco embarques, passa pelos pontos turísticos mais importantes de Curitiba dando acesso a um coletivo que dispõe de cerca de 30 lugares no andar superior do ônibus que é conversível, muito bom!
5) Taxi: Padronizados na cor laranja, estes veículos são abundantes na área central e são mais baratos que na cidade de Recife.
6) A pé: muitas calçadas de pedestres no centro, boa sinalização, muitos semáforos de pedestres e faixas de segurança, surge como ponto negativo a impaciência de alguns motoristas.
7) Bicicletas: Vi poucas, só nos parques, parece que o hábito de uso de bicicleta nas áreas centrais é incomum. Há pouca infra-estrutura cicloviária, principalmente para trabalho e estudo.
8) Filas: Excelente o comportamento do curitibano, respeita filas e pessoas idosas.
Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE