Abandono e risco no Cais da Aurora
Urbanismo // Buracos na pista destinada a cooper e bicicletas ameaçam usuários do local. Área deverá ser recuperada no fim de dezembro
Circular na pista destinada a cooper e a bicicletas do Cais da Aurora - entre a quadra poliesportiva e o Rio Capibaribe -, é um verdadeiro desafio. Além da sensação de insegurança, mesmo à luz do dia,
Espaço está repleto de buracos, atrapalhando a circulação de pedestres e ciclistas e até ocasionando acidentes graves com os transeuntes. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
o espaço está repleto de buracos e sujeira, com cheiro de abandono. É preciso ter muita atenção para pedalar ou caminhar na área e, ainda assim, correr riscos. A menor distração ao longo do percurso pode significar uma queda num buraco. Para frequentadores do local, a Prefeitura do Recife vem descuidando do lugar há cerca de três anos. Embora haja promessas de recuperação do Cais até o fim de dezembro, totalizando um investimento de R$ 100 mil, ontem não havia sinais de obras em andamento, além de um monte de areia depositado próximo à Ponte do Limoeiro.
Segundo o jornalista André Dib, que mora na Rua da Aurora, a cada dia surgem novos buracos na pista (afundamentos) e a única manutenção que vem sendo feita no lugar é a poda das árvores. "Eu estava andando de bicicleta ontem (quinta-feira), me dirigindo ao trabalho, quando caí num buraco novo, quebrei o dedo mínimo do lado esquerdo e fiquei com escoriações no braço direito e no rosto. Vou ter que ficar de licença por um mês", lamentou André. "A prefeitura deveria sinalizar o buraco", acrescentou, dizendo que o estado das pistas de bicicleta é um desestímulo a quem não quer usar carro. Hoje, há quatro buracos na pista, sendo o maior deles com três metros de largura.
Morador do centro do Recife e frequentador assíduo do Cais, Silvio de Abreu e Lima, 24 anos, afirmou que até os serviços de limpeza na área se reduziram drasticamente. "Isso aqui era tudo novo, no governo passado tinha gente limpando e mantendo o lugar a todo momento. Hoje, a gente anda por aqui desviando dos obstáculos. Está tudo com aspecto de acabado", declarou Silvio. O técnico de segurança do trabalho José Augusto Silva Pordeus, 30, também garantiu não ter visto obras em andamento. "Infelizmente o cais está definhando", declarou.
Além da pista de caminhada, basta dar uma passadinha no Cais Aurora para perceber o estado de abandono. Ao redor da escultura de aço reciclado em forma de caranguejo, instalada em frente ao Ginásio Pernambucano, por exemplo, duas crateras se formaram. O gradil de guarda-corpos está totalmente enferrujado, os bancos quebrados e a pista de skate danificada, sem manutenção. A quadra, que deveria servir para se jogar basquetebol, não tem sequer cestinhas.
A assessoria de imprensa da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) assegurou que o prazo estipulado para recuperar o Cais é o fim de dezembro. Segundo a assessoria, tanto o piso de pedras portuguesas como o intertravado serão restaurados, além do gradil, a rede de iluminação e o conjunto de brinquedos. Os investimentos também serão feitos para restaurar a quadra poliesportiva, os bancos de concreto, a pista de cooper e áreas verdes.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE