Hoje é o dia dos ciclistas prestarem homenagens à Virgem de Nazaré. Segundo estimativas da diretoria da festa, dois mil ciclistas devem participar da 6ª ciclorromaria percorrendo quase 10 quilômetros por alguns bairros da cidade.
De acordo com Kleber Vieira, a ciclorromaria surgiu em 2004 como uma forma de atender as solicitações das pessoas que utilizam as bicicletas como seu principal meio de transporte, e que se sentiam excluídas diante da existência de romarias para todos os outros veículos.
A procissão percorre várias ruas da cidade com duração aproximada de duas horas. A romaria passará por alguns bairros como Nazaré, São Brás, Guamá, Cremação, Jurunas e Batista Campos.
Segundo o diretor é uma romaria alegre e que conta com a participação da comunidade que enfeita suas casas e espera os ciclistas em frente às residências. “Além de ser uma romaria perfeita para toda a família”, completa
Adultos e crianças podem participar. Os ciclistas são guiados por um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que leva a imagem da santa.
RETORNO
Após percorrer 13 ruas da cidade divididas em seis bairros, a procissão retorna à Praça Santuário onde os ciclistas recebem as bênçãos de um padre e participam de sorteio de prêmios.
Ao final da romaria, a diretoria da festa escolhe as cinco bicicletas mais enfeitadas. Os dois primeiros lugares recebem uma bicicleta como prêmio, os demais, artigos para ciclistas. (Diário do Pará)
domingo, 18 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE