terça-feira, 6 de outubro de 2009

Encerrado em Curitiba o 17º Congresso da ANTP. Com 1.589 congressistas, foi o maior já realizado pela entidade.

Realizado de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 no Expo Unimed Curitiba, na capital do Paraná, o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito teve 1.589 congressistas inscritos – o maior número já registrado entre todos os congressos realizados pela ANTP.
Os congressistas inscritos representavam 343 organizações que atuam no setor, as quais podem ser divididas em quatro segmentos. Um total de 161 pertencem ao setor público, incluindo órgãos gestores, operadores públicos de transporte, concessionários, agências reguladoras e gestores de trânsito. Um outro grupo, com 126 integrantes, se insere no setor privado, que reúne industria de insumos e tecnologia, consultores e operadores privados de transporte. Havia ainda 31 representantes do chamado terceiro setor, que inclui associações, sindicatos e ONGs, e 25 instituições do segmento que congrega universidades, cursos e fundações acadêmicas.

Houve um levantamento a respeito da procedência dos congressistas. Eles era provenientes de 116 cidades brasileiras localizadas em 25 unidades da federação. Participaram ainda 18 representantes de dez outros países, além do Brasil:Alemanha, Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Uruguai e Venezuela. Inscreveram-se 385 mulheres, número que representa pouco menos de 25% do total. As informações foram prestadas pela coordenadora técnica da ANTP e coordenadora geral do 17º Congresso, Valeska Peres Pinto.
Agradecimentos.Na solenidade de encerramento do 17º Congresso, o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, agradeceu todos que contribuíram para que o evento se realizasse - os patrocinadores, as empresas e entidades que participaram como expositoras da VI INTRANS - Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, os especialistas e pesquisadores do setor que apresentaram seus trabalhos ou que participaram das sessões de debates, e a todas as pessoas e empresas que trabalharam para que os eventos se concretizassem com o êxito observado. Em nome dos anfitriões, Marcos Valente Isfer, presidente da URBS Curitiba, realçou e agradeceu a presença dos congressistas na cidade e destacou o trabalho de todos os integrantes de sua equipe. Patrocinadores e anfitriões. Patrocinaram o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito a APB Prodata Brasil, o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana. Os anfitriões foram a empresa Urbanização de Curitiba (URBS) e a Prefeitura da Cidade de Curitiba.

Sessões e temas. O 17º Congresso teve três conferências, três mesas-redondas e igual número de sessões parceiras (envolvendo o Fórum Nacional dos Programas de Qualidade – Fórum QPC, as Universidades do Paraná e a Iniciativa Ar Limpo) Foram programadas também 13 sessões especiais sobre diferentes assuntos referentes ao setor e dez sessões temáticas, organizadas pela Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho da própria ANTP. Houve ainda 35 sessões de apresentação de trabalhos técnicos, além de um espaço para a apresentação de trabalhos sob a forma de pôsteres. Os trabalhos estarão sendo disponibilizados a congressistas e associados no Portal da ANTP (www.antp.org.br).
.
Os debates trouxeram avanços quanto a diferentes tópicos – um conjunto temático vasto, que incluiu: redução tarifária e inclusão social, políticas de transporte, tecnologia e mobilidade urbana, qualidade e produtividade no setor de mobilidade urbana, transporte metroferroviário, transporte aquaviário, mobilidade e meio ambiente, mobildiade para a Copa de 2014, acessibilidade, preparação de profissionais para o setor, mobilidade e planejamento urbano, marketing do transporte público, terminais de integração, bilhetagem eletrônica, incremento do uso da bicicleta nos deslocamento urbanos, programas e políticas de segurança no trânsito, entre outros temas.
do portal da ANTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE