sábado, 17 de outubro de 2009

Praia Grande Escolas recebem jogo educativo sobre trânsito

Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Praia Grande

As 52 escolas municipais de Praia Grande começaram a receber as 24.303 unidades do jogo da memória Certo x Errado no Trânsito. O brinquedo educativo será entregue aos alunos nesta segunda-feira (19), às 10 horas, na Escola Municipal Maestro de Arruda Paes, Rua Quatro 921, Bairro Nova Mirim. Além do jogo, os estudantes assistirão ao teatro de fantoches com a peça Chapeuzinho e o Lobo no Trânsito 2: O Passeio e ganharão revistinha em quadrinhos para colorir, baseada na apresentação teatral.

O jogo da memória com 32 cartas, traz situações relacionadas a infrações de trânsito e formas corretas de agir. As circunstâncias são diferenciadas pelas cores verde e vermelha. “São situações reais, baseadas em infrações e queixas que recebemos, tais como pedestres caminhando na ciclovia e as crianças brincando na Via Expressa Sul”, explica a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito, Elaine Fornazieri.

Para exemplificar as situações, as cartas são ilustradas com os principais pontos da Cidade, como a Via Expressa Sul, ciclovia da orla e Praça de Integração dos Bairros (Praça das Bolas). “A intenção foi trazer para o cotidiano as situações propostas no jogo. Uma forma fazer com que aprendam brincando e ao mesmo tempo se identifiquem e tragam esses conhecimentos para a realidade”.

O jogo será distribuído para alunos do Infantil II, do Ensino Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. “O jogo tem texto e imagem. Por este motivo pode ser acompanhado por crianças de diferentes idades. Quem ainda não foi alfabetizado também pode compreender, até mesmo pelas cores diferentes e ilustrações”, comenta Elaine.

Teatro - A Peça Chapeuzinho e o Lobo no Trânsito 2: O Passeio já foi assistida por 4.330 crianças este ano. O teatro de fantoches continua a ser apresentado nas demais escolas do Município até o dia 30 de novembro.

O enredo traz a história do Lobo teimoso que insiste em andar de bicicleta fora de ciclovia. Como na primeira edição, ele é ajudado pela Chapeuzinho e a Vovó, que se preocupam com a segurança e pedem orientações à policial rodoviária Bia e o agente de trânsito Tom.

Ciclovias – Praia Grande conta com aproximadamente 68 km de ciclovias concluídas. Já há ciclovias nos seguintes locais: 22,17 quilômetros na Avenida Presidente Castelo Branco; 20 quilômetros nas marginais da Via Expressa Sul; 3,5 km na Avenida Marginal do Bairro Melvi; 4,6 km na Avenida dos Trabalhadores; 1,4 km na Rua Sérgio Gregório, Vila Sônia; 1,76 km na Avenida Ayrton Senna; 1,2 km na Avenida São Paulo; Avenida Marechal Mallet, 2 quilômetros, e ruas Coelho Neto e Graça Aranha, Bairro Solemar, ligação praia-Kennedy, 580 metros.

Além das unidades prontas, mais três unidades estão em obras. Uma segue paralela à Via Ecológica, no Bairro Canto do Forte, que no final terá 1,7 km de extensão. No local, já estão prontos 562 metros.

Outra ciclovia será na Avenida Presidente Kennedy, principal corredor comercial do Município. Até o momento, 7,5 km de extensão já foram concluídos, do total de 9 km, que terá no final das obras. A terceira via exclusiva para ciclistas fica na Avenida Roberto de Almeida Vinhas (trecho que vai do Bairro Mirim até o Caiçara). Atualmente, já estão concluídos 3,6 km da ciclovia, que terá 10,760 km de extensão, interligando Praia Grande com a cidade de Mongaguá.

Números - De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, em Praia Grande 92.573 pessoas possuem bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil use o veículo como principal meio de transporte.

Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu 20%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 204 no ano passado. A estatística revela ainda que acidentes de trânsito envolvendo ciclistas representam 10% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE