sábado, 24 de outubro de 2009

Bauneário Camburiú-SC quer limitar uso de bicicletas

O número de ciclistas que trafegam nas avenidas de Balneário Camboriú aumenta a cada dia com a proximidade do verão. A opção do uso da bicicleta é aconselhada para evitar transtorno no trânsito da cidade e tida como ecologicamente correta, pois não emite gases poluentes na atmosfera. O problema é que o município não dispõe de ciclovias em todas as avenidas, o que acarreta falta de segurança para as pessoas que fazem uso deste meio de transporte.
De acordo com levantamentos da Associação Nacional de Transportes Públicos, a bicicleta é responsável por 7,4% dos deslocamentos urbanos. São 250 mil viagens por dia para uma frota de 50 milhões de bicicletas em todo território nacional.
A Secretaria de Obras do município já percebeu o problema e inclui em todos os novos projetos a construção de ciclovias, como nos casos da Quinta Avenida e no sistema binário, que estão em fases de conclusão.
As bicicletarias da cidade oferecem vários serviços de manutenção nesta época do ano. Para João Vasconcelos, proprietário deste tipo de comércio há 18 anos, a revisão das bicicletas é necessária para evitar acidentes no trânsito. "É preciso ver a situação dos pneus, engraxamento e freio. Isto evita acidentes. Antigamente as bicicletas necessitavam ter inclusive espelho, buzina e luz refletiva para a noite. Isto deveria voltar", relembra.
A vendedora Ana Meire Souza faz uso da bicicleta para locomoção diária. Ela acredita que a cidade deve possuir mais ciclovias. "É preciso mais espaço para os ciclistas. É muito perigoso trafegar na cidade, principalmente no verão. Já vi muitos acidentes envolvendo bicicletas, até mesmo fatais", lamenta.
Projeto
Atualmente tramita na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú o projeto nº 0173/2009, de autoria da vereadora Christina Barichello (PPS), que institui normas aos ciclistas de Balneário Camboriú. O texto prevê que as mesmas normas utilizadas para automóveis também caberiam aos ciclistas. Um curso de capacitação, a cada quatro anos, para os usuários deste meio de transporte, também faz parte do projeto. Desta maneira os ciclistas obterão uma autorização para transitar pelas vias da cidade, assim como ocorre com os motoristas de automóveis. O ciclista que não estiver com a situação regularizada poderá ter a bicicleta apreendida e pagará multa de um valor a ser definido. A fiscalização ficará a cargo dos Agentes Municipais de Trânsito ou Polícia Militar, através de convenio próprio, entre PM e PMBC.

Vantagens do uso da bicicleta
* A bicicleta oferece uma disponibilidade imediata e sua manutenção é relativamente barata.
* O tempo de desenvolvimento na bicicleta é previsível, pois o ciclista não é afetado gravemente pelo congestionamento do tráfego. A bicicleta oferece intimidade, independência e liberdade; o ciclismo é uma atividade emancipadora.
* O ciclismo é uma forma de exercício que melhora a saúde física e mental.
* Na atual sociedade mutante de hoje em dia, a bicicleta é um transporte flexível. A circulação da bicicleta mantém fluido o tráfego das cidades, previne e reduz o congestionamento.
* O uso da bicicleta amplia o raio de atividades das pessoas, independente de serem jovens, idosos, ricos, pobres, homens ou mulheres.
* O uso da bicicleta melhora o espaço físico, passando ser mais rentável para a infra-estrutura das cidades.
* O uso da bicicleta melhora o tempo e promove um desenvolvimento da economia local.
* A bicicleta é silenciosa, limpa e sustentável. O uso da bicicleta não ameaça o meio ambiente nem a paisagem.
* Os ciclistas são uma ameaça insignificante para os demais.
* O uso de bicicleta não é nenhuma ameaça aos combustíveis fósseis.

No domingo tem
passeio ciclístico
Neste domingo (25) é dia de pegar a bicicleta e sair às ruas para mais um passeio ciclístico organizado pela Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú (ACBC). Realizados sempre no último domingo de cada mês, os passeios ciclísticos têm como objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e também criar uma consciência ecológica na população de Balneário Camboriú e Camboriú.
O presidente da Associação de Ciclismo, Fernando Baumann, destaca a importância de usar a bicicleta como meio de transporte, principalmente em cidades como Balneário Camboriú, que tem ruas são planas, ideais para que anda de bicicleta.
O passeio ciclístico começa na Praça Almirante Tamandaré às 10h, segue pela Avenida Atlântica, prossegue até a rua 3.300 pela Avenida Brasil retornando para Praça Almirante Tamandaré. Trata-se de um passeio leve, indicado para toda a família. Para participar basta ter uma bicicleta e vontade de pedalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE