sábado, 17 de outubro de 2009

Blog Action Day - Exija ciclovia!

O Blog Action Day é um evento anual da blogsfera que reúne blogs do mundo todo para uma causa. Este ano o tema é Mudanças Climáticas. O grande objetivo é chamar a atenção para temas de relevância mundial e ampliar a discussão.

Resolvi postar sobre a falta de ciclovias e políticas favoráveis ao uso da bicicleta como transporte em São Paulo. Aqui a maioria dos carros leva apenas uma pessoa, o transporte público é ineficiente e há pouco incentivo para transportes alternativos como a bicicleta. Como consequência, mais CO2.

Quero aproveitar o exemplo de Amsterdã, onde morei por 2 anos. Lá a bicicleta é unânime e tem a preferência no trânsito. Amsterdã, uma cidade muito menor que São Paulo, tem 400km de ciclovia, enquanto aqui temos menos de 40km.

Além disto, em Amsterdã há investimentos sérios da prefeitura para estimular o uso da bicicleta. Aí estão mais ciclovias, regras de trânsito onde a bike tem preferência, estacionamentos, ligação com o transporte público, etc, etc...

O interessante é que um estudo revela que quanto maior o número de ciclistas no trânsito, mais seguro, pois os motoristas de carros prestam mais atenção ao realizar suas manobras.
Aqui há iniciativas como os bicicletários em metrôs, algumas ONGs que lutam para aumentar o uso, empresas com estacionamento de bicicleta e vestiário... todos tentando mudar este cenário.
Vamos fazer nossa parte. Divulge no seu blog, use menos carro, cobre quem você elegeu.
Para ilustrar o post, veja pessoas que optaram pela caminhada ou adotaram a bicicleta como transporte em Amsterdã.

Postado por Marcio Nel Cimatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE