sábado, 17 de outubro de 2009

Escola promove o uso de ciclovias em Praia Grande

Um grupo de 180 alunos da E.M. Prof. José Júlio Martins Baptista, no Bairro Sítio do Campo, participou, nesta quarta-feira (14), de um passeio ciclístico em Praia Grande. Eles percorreram um trecho de 2.200 metros, entre a escola e a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho (próximo ao Portal de Praia Grande). O evento faz parte do projeto “Ciclista sim, mas com responsabilidade”, que tem apoio da Secretaria de Educação.

Para vivenciar, na prática, o uso correto da ciclovia e a segurança no trânsito, os estudantes, com bicicletas, concentraram-se em frente à porta da escola e saíram em direção ao Portinho, utilizando a ciclovia da Avenida dos Trabalhadores, que fica a uma quadra da escola. O grupo seguiu até o trecho do Terminal Urbano Tude Bastos e, de lá, continuaram o passeio pela ciclovia da Avenida Ayrton Senna.

No Portinho, os alunos realizaram jogos recreativos e um lanche. Durante a maior parte do trajeto, eles foram acompanhados por professores, também em bicicletas, e viaturas da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito e Transporte. “A bicicleta é o meio de transporte mais usado pelos alunos e os pais deles aqui no bairro. Com esses passeios eles aprendem na prática questões relativas ao trânsito”, disse a diretora da unidade, Luciana Rocha Augustinho Muniz da Cunha.

A aluna Talita Vital, 12 anos, afirmou que foi bom deixar a sala de aula por algumas horas e aprender algo na prática. “Foi legal sair da escola e ir de bike para outro lugar. Foi ótimo para aprendermos mais sobre trânsito, para andar com responsabilidade”.

O estudante Luís Henrique Santos, 13 anos, também acredita na maior conscientização de seus colegas que participaram do passeio ciclístico. “Acho isso importante porque as pessoas têm de saber pedalar com consciência. Nós aprendemos hoje a dar mais valor à ciclovia e agora vou andar com mais respeito às leis de trânsito”.

A chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito, Elaine Fornazieri, disse que o evento é importante para formar as futuras gerações. “A escola José Júlio tem um compromisso muito grande com a cidadania com gestos como esse. As crianças formam fortes valores a partir dessa iniciativa, que ajuda na conscientização de futuras gerações”.

Gazeta do Litoral
[ 13:46 ] Sexta-feira
16 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE