segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Curitiba estuda retomada das ciclovias

Publicado em 19/10/2009
Curitiba deve voltar a investir nas bicicletas como meio de transporte. Os técnicos do Ins­tituto de Pesquisa e Plane­jamento Urbano de Curitiba (Ippuc) estão em fase de elaboração do novo Plano Diretor Ci­­cloviário. As primeiras ciclovias foram implantadas em Curitiba há cerca de 30 anos, visando apenas ao lazer. O atual objetivo é ampliar a quilometragem das vias destinadas a bicicletas e montar estrutura que permita o uso da bike como verdadeiro meio de transporte. Atual­mente, existem cerca de 100 quilômetros de pontos próprios para bicicletas, sendo 70 de calçadas compartilhadas e 30 de ciclofaixas.
“O plano vai prever as diretrizes para a ampliação da infraestrutura e o mobiliário urbano adequado”, explica a arquiteta Maria Miranda, coordenadora de mobilidade urbana e transportes do Ippuc. Ainda não existe prazo para conclusão do projeto, nem estimativa de aumento das faixas exclusivas. “É preciso que as ciclovias e ciclofaixas estejam em pontos estratégicos, em polos de movimentação de pessoas”, diz. A intenção é que as vias se espalhem por todos os bairros da capital, criando a possibilidade de integração do ciclista com o transporte coletivo.

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Os novos caminhos, contudo, não devem surgir em curto prazo. A conclusão do Plano Diretor não significa o imediato início das intervenções – no médio prazo, devem ser criados 40 quilômetros de opções para ciclistas. “Nem sempre são obras simples e baratas, porque também mexem com infraestrutura viária”, explica Maria.
Locação
Além de ciclovias e ciclofaixas, o Ippuc visitou o Rio de Janeiro para conhecer o sistema de locação de bicicletas – também usado em diversas cidades do mundo, como Paris. O novo serviço está em etapa de estudos de viabilidade. “No caso do Rio, a empresa responsável recebe pelas tarifas e pela publicidade. Estamos avaliando se esse modelo poderia funcionar em Curitiba”, diz a arquiteta.

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