quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Saiu no Blog Carioca: Prefeitos da América Latina se reúnem no Rio para a Convenção de Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana

Hoje, cerca de 800 milhões de veículos circulam no mundo. Com o aumento da população, espera-se que até 2030 esta frota aumente para 2 bilhões, segundo o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Como estes veículos irão se locomover de maneira sustentável é um desafio para os grandes centros. Esta questão, assim como os temas emissões de CO2, aquecimento global, congestionamento e acessibilidade, será discutida durante a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Hotel Sofitel Copacabana – Rio de Janeiro.
Pela primeira vez na América Latina um evento reunirá prefeitos das cidades latinoamericanas com mais de 500 mil habitantes, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas para debaterem o assunto. O objetivo é repensar os modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Serão estudadas também formas de financiamentos e viabilidade de projetos.
A Convenção, que terá como anfitrião o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, contará com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e com o patrocínio das empresas Michelin, Bradesco, Mercedes-Benz, Shell, CAF, Magneti Marelli, Fiat, Citroën, Sofitel, VW Caminhões e Ônibus, Volvo, Amil e Scania. O evento terá ainda o apoio de várias organizações brasileiras, tais como Embratur, Riotur, Rio Convention & Visitors Bureau, SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
A organização do evento cabe ao CTS-Brasil (Centro de Transporte Sustentável) e à equipe do Challenge Bibendum. Lançado pela Michelin em 1998, o Challenge Bibendum é um esforço conjunto do universo automobilístico (montadoras, fabricantes de autopeças, empresas fornecedoras de energia e centros de pesquisas) para disponibilizar informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos aos representantes das classes política e econômica e aos formadores de opinião, visando uma mobilidade rodoviária mais econômica, limpa, segura e fluida.
A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade  ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 124 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 19 países.  www.michelin.com)
Programa preliminar, no dia 25 de novembro (quarta-feira), às 10h às 12h30 – Café de boas-vindas, cerimônia de abertura com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE