quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Saiu no Jornal A Notícia: Rua 15 de Novembro vai ganhar novas calçadas, árvores e ciclovias em Joinville

A nova cara do Centro de Joinville vai começar pela rua 15 de Novembro. Na quarta, a Prefeitura apresentou aos empresários da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o programa Calçada Legal, que propõe a construção de calçadas padronizadas, por adesão, com a possibilidade de financiamento.

— A Prefeitura executa a obra e cobra, em parcelas, dos donos, que são responsáveis por manter as calçadas conservadas — explica o presidente da Companhia de Urbanização e Desenvolvimento de Joinville, Tufi Michereff Neto.

Nessa primeira etapa, o programa irá contemplar o trecho da rua 15 de Novembro entre as ruas do Príncipe e a Blumenau. Mas a ação não é isolada, faz parte de um projeto maior: a reforma de todo o Centro da cidade, prevista para 2010. A proposta prevê a padronização de calçadas e a implantação de uma rede interligada de ciclovias em toda a região central. Além disso, estuda-se a possibilidade de substituição da rede elétrica pela fiação subterrânea, a fim de valorizar o patrimônio arquitetônico do centro histórico.

As novas calçadas levarão em consideração aspectos paisagísticos e de acessibilidade, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O material utilizado será o paver (tijolo de cimento). Uma parte da calçada será destinada aos ciclistas, com a construção de uma ciclovia, e algumas árvores com raízes agressivas, que prejudicam a calçada, serão substituídas por espécies mais adequadas.

Hoje, quem caminha pela rua 15 de Novembro está sujeito a percalços. É fácil presenciar pessoas tropeçando em pedras soltas e até caindo em buracos. Alguns comerciantes resolveram sinalizar a existência de um buraco, em frente à Sociedade Harmonia Lyra, do outro lado da rua, com cones, depois que uma senhora caiu e machucou a perna. Neste trecho, a calçada já é nova (com paver), mas uma parte cedeu. Prevendo que tenha sido causada por vazamento, os comerciantes acionaram a Companhia Águas de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE