quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Campo Grande-MS: Prefeito conhece trabalho acadêmico de implantação de ciclovias

Segue iniciativa de um acadêmico que pode resultar em benefício para toda a cidade de Campo Grande.

Do site da prefeitura municipal de Campo Grande.

“O prefeito Nelson Trad Filho conheceu na manhã desta sexta-feira (23.10) o trabalho de conclusão de curso do acadêmico de Arquitetura da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Renato Yonamine. Denominado “Via verde – transporte urbano sustentável”, o projeto prevê a implantação de 70 km de ciclovias na Capital.

Para balizar seu trabalho, Renato buscou informações em órgãos e publicações da administração municipal como o Instituto Municipal de Planejamento Urbano e o Plano Diretor, respectivamente. Entre os aspectos levados em conta na elaboração do trabalho estão a topografia da cidade e pontos de interesse para ciclistas. Yonamine também prevê integração bicicleta/transporte coletivo em trajetos de mais de sete quilômetros.

Como a temperatura elevada, na maior parte do ano, é uma das dificuldades para estimular o ciclismo, o trabalho de Renato prevê o plantio de árvores ao longo dos trajetos. Um aspecto interessante é que as ciclovias se interligam aos parques da cidade. De acordo com o estudante, em alguns trechos será possível criar trilhas ecológicas. Com isto, o uso do veículo poderá ser estimulado para o trabalho e para o lazer.

O prefeito achou muito interessante o trabalho de Renato, que também apresenta em seu TCC exemplos de cidades que mudaram suas paisagens e qualidade de vida com investimento em ciclovias. Nelsinho disse a Yonamine que sua assessoria marcará uma audiência com Rudel Trindade Júnior, diretor da Agetran e Marta Martinez, presidente do Planurb para que ele apresente seu trabalho.

Nesta audiência, o prefeito quer ver se há sugestões apresentadas no trabalho de Renato que podem ser incorporadas ao projeto da prefeitura, que pretende implantar 120 km de ciclovias na cidade. Foi a colega Paula Gobbo Chaves, do quarto ano de Arquitetura, que estimulou Renato a apresentar seu TCC ao prefeito.” Fonte/Autor: Mônica Ferreira Mtb/MS 138

Um comentário:

  1. TEM QUE TENTAR MELHORAR ESTE TRANSITO,QUE È PESSIMO,MAIS NÃO È SÒ CICLOVIAS,PARA UMA MOBILIDADE MELHOR TEM QUE ARRUMAR ESTE ASFALTO DE CAMPO GRANDE MS QUE È UMA POUCA VERGONHA,

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO COMO CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE